por Michele Maia, chef vegetariana (e-mail)
Hoje resolvi testar nosso bom e velho "quibe vegetariano" com um ingrediente pouco conhecido e explorado: O trigo sarraceno. Eu mesma não tinha hábito de usá-lo até pouco tempo, mas como a curiosidade sempre vence a insegurança, comprei e resolvi testá-lo. Já fiz umas crepes que ficaram ótimas. E hoje o quibe também não ficou atrás. Estou sempre buscando conhecer e testar novos ingredientes. A alimentação saudável depende também da variedade de alimentos que ingerimos. Os alimentos se complementam, por isso, OUSE!
Eu usei o trigo quebradinho e comprei em loja de produto natural.
Apesar do nome e do aspecto de suas sementes, o trigo sarraceno não guarda parentesco algum com o trigo ou com outros cereais. É da mesma família do ruibarbo e da bardana. Assim como o trigo e a cevada, tem flavonóides, que são antioxidantes. Eles diminuem o enrijecimento das artérias e ajudam a elevar o colesterol bom e a abaixar o mau.
Outro aspecto muito importante é que não contém glúten.
Ingredientes:
- 1 1/2 xícara de trigo sarraceno
- 1 litro de caldo de legumes
- 2 cebolas picadas
- 1 cenoura grande ralada grosso
- 1 abobrinha ralada grosso
- azeite
- 1/2 xícara de molho de cheiro verde picado
- sal marinho
- pimenta do reino
Modo de preparo:
Coloque o caldo de legumes temperado com sal para ferver e cozinhe o trigo sarraceno até que o caldo seque e o grão esteja macio. Reserve.
Refogue uma cebola em azeite até que fique bem douradinha. Misture a cebola ao trigo e acrescente o cheiro verde.
Faça o recheio, refogando a outra cebola, a cenoura e a abobrinha em azeite, temperando com sal e pimenta do reino.
Coloque a metade do trigo em uma assadeira, espalhe o recheio e depois cubra com a outra metade do trigo. Alise bem em cima e leve ao forno por aproximadamente 25 min. Decore com pimenta biquinho e salsinha. Sirva quentinho.
Bom apetite!