-
Publicado: 30 Julho 2013
Foto: Ananda Borges
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) promoveu na OAB/DF, nos dias 29 e 30 de agosto, um encontro temático intitulado "Enfoque Político-Jurídico da Defesa dos Animais Criados para Consumo". O encontro contou com alguns dos principais expoentes que atuam neste campo do Brasil: promotores de justiça, deputados, juízes e juristas em geral.
No encontro, foram compartilhadas valiosas experiências de políticas públicas do executivo (como a Merenda Vegetariana em São Paulo), proposições legislativas como a da rotulagem vegana, ações judiciais apontando maus tratos em granjas e abatedouros, entre outras.
Foto: Ananda Borges
O objetivo maior do evento foi o de compartilhar conhecimentos e sobretudo experiências que possam subsidiar uma ação mais potente e bem fundamentada na defesa dos animais. "A exploração dos animais para produção de carnes, laticínios e ovos chegou hoje a um ponto em que torna-se imprescindível atuar nos campos político e jurídico, paralelamente à educação e conscientização dos consumidores", explica Marly Winckler, presidente da SVB. "Este evento foi uma oportunidade de troca das experiências dos principais profissionais que trabalham nesta área no Brasil, fortalecendo esta rede de atuação e visando tornar mais eficaz a nossa ação política".
Luiz Antonio recebe comenda de Marianne Thieme pelas mãos de Marly Winckler (Foto: Ananda Borges)
Uma atração especial do evento foi a participação de Luiz Antonio, menino de 3 anos de idade cujo vídeo viral emocionou o mundo em meados de 2013. No vídeo, Luiz Antonio recusa-se a comer um prato com carne de polvo porque trata-se de um animal, enquanto argumenta para sua mãe que todos os animais "têm que ficar em pé". Durante o evento, ele recebeu uma homenagem de Marianne Thieme, fundadora do Partido Pelos Animais da Holanda que participou por videoconferência, por ser "o mais jovem filósofo do mundo".
Dr. Ulisses Borges de Resende, coordenador jurídico da SVB (Foto: Ananda Borges)
O evento foi fechado também com a formação de um grupo de trabalho que identificará possibilidades de ação efetiva. O grupo será ligado ao Departamento Jurídico da SVB, coordenado pelo Dr. Ulisses Borges de Resende. "Com este grupo de trabalho, objetivamos eleger duas ou três principais frentes para agir assertivamente cobrando do poder público e dos tribunais uma atuação mais exemplar promovendo a defesa destes animais, por exemplo coibindo o uso de recursos públicos para subsidiar ou comprar ações de empresas pecuárias", explica Borges.
Veja abaixo mais fotos deste grande evento.
O economista Sergio Schlesinger apresenta os impactos sociais e econômicos da pecuária (Foto: Ananda Borges)
Coffee break vegano em parceria com Restaurante Terraviva, Café Corbucci, Vegan-Se e Cozinha da Bruxa (Foto: Ananda Borges)
Dr. Wilson Grassi, médico veterinário, conta a história da implantação da Merenda Vegetariana em São Paulo (Foto: Ananda Borges)
Guilherme Carvalho, secretário executivo da SVB (Foto: Ananda Borges)
Luiz Antônio brinca com os mascotes da Segunda Sem Carne (Foto: Ananda Borges)
Deputado Federal Ricardo Izar (Foto: Ananda Borges)
Dr. Heron Santana, promotor de justiça do MP/BA (Foto: Ananda Borges)
Dr. Anderson Furlan, Juiz Federal (Foto: Ananda Borges)
Dr. Tagore Trajano, presidente do Instituto Abolicionista Animal (Foto: Ananda Borges)
Dr. Luciano Santana, promotor de justiça do MP/BA (Foto: Ananda Borges)
Deputado Estadual (SP) Feliciano Filho (Foto: Ananda Borges)
Dentre os presentes, Dr. Ulisses Riedel e Dra. Vanda Riedel (Foto: Ananda Borges)
Dr. Daniel Braga Lourenço, Professor da UFRRJ e escritor (Foto: Ananda Borges)
Dra. Vania Tuglio, promotora de justiça no MP/SP (Foto: Ananda Borges)
Dr. Fábio de Oliveira, professor de direito na UFRJ (Foto: Ananda Borges)
Dr. Ulisses Riedel, ex-senador da República, presidente da ONG União Planetária e vegetariano de nascimento (Foto: Ananda Borges)
Dra. Beatriz Bartoly, advogada animalista e professora universitária (Foto: Ananda Borges)
Dr. Laerte Levai, promotor de justiça no MP/SP (Foto: Ananda Borges)
Mônica Buava, coordenadora nacional da campanha Segunda Sem Carne (Foto: Ananda Borges)
Infinita Devi e banda, que fizeram excelente apresentação ao final do evento (Foto: Ananda Borges)