-
Publicado: 18 Junho 2013
Durante a Natural Tech / Bio Brazil Fair, maior feira brasileira de orgânicos e produtos naturais sediada anualmente na Bienal ibirapuera, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fez o pré-lançamento do selo de certificação "APROVADO PELA SVB - VEGANO", respondendo a uma crescente demanda das empresas e empreendedores dos ramos de alimentos, vestuária, cosméticos e outros produtos livres de ingredientes animais.
O selo será uma garantia, para o consumidor, de que o produto certificado não usa qualquer ingrediente de origem animal e nem é testado em animais, nem no produto acabado e nem em qualquer etapa do processo de desenvolvimento e/ou fabricação.
A SVB, sendo a mais antiga e consolidada organização vegetariana do Brasil, é uma das poucas instituições que poderia ter a vocação, capacidade e respaldo para construir e operar um sistema de certificação como este. "O selo 'Aprovado pela SVB - Vegano' trará muitos benefícios para o consumidor, para empresas conscientes e, sobretudo, para difundir o conceito vegano e torná-lo conhecido do grande público", explicou Marly Winckler, presidente da SVB.
O clamor público por um selo desta natureza também tem aumentado nos últimos anos. Com as pesquisas do IBOPE apontando que 8% dos brasileiros declaram-se vegetarianos e um aumento na variedade de produtos e na complexidade nas cadeias de fornecimento, os consumidores têm sentido falta de uma forma rápida e certeira de identificar aqueles produtos que são, efetivamente, veganos.
Informações sobre o selo, bem como um formulário para os interessados, podem ser encontrados no endereço www.svb.org.br/selo. A previsão para início de operação é agosto ou setembro de 2013.