-
Publicado: 11 Março 2013
Uma campanha difundida pela SVB no Facebook conseguiu, no início do mês de março, fazer com que a Revista Claudia publicasse uma retificação de informações com graves erros técnicos sobre nutrição vegetariana, veiculadas na sua edição de fevereiro na matéria intitulada “Comida para pensar”.
Na reportagem, a neurocientista Suzana Herculano–Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, havia afirmado que “vegetarianos têm grandes riscos de não ingerir proteína suficiente para o cérebro” e que “bebês e crianças não devem ser submetidas a dietas vegetais, a não ser sob supervisão médica”.
Diante de um contato oficial feito pela SVB através do seu Departamento de Medicina e Nutrição e, posteriormente, da mobilização dos apoiadores da SVB pelas redes sociais, a revista voltou atrás e solicitou esclarecimentos por parte da entrevistada Suzana Herculano-Houzel. Ela, então, retratou-se:
"Ratifico minha posição na entrevista concedida à CLAUDIA. A dieta vegetariana não é necessariamente prejudicial, mas PODE ser prejudicial se não incluir fontes suficientes de proteína. Médicos, naturalmente, sabem julgar e recomendar uma dieta vegetariana adequada para uma criança; leigos, no entando, muitas vezes não saberão fazer isso".
ERRATA: Conforme apontado por alguns leitores, o comentário feito pela entrevistada foi em parte ambíguo, mas na verdade utilizou a palavra "Ratifico" e não "Retifico", demonstrando persistência no posicionamento que sugere que dietas vegetarianas apresentam maior risco de serem prejudiciais. Diante de tal constatação — e retratação, agora nossa —, a SVB encaminhou novo ofício à entrevistada. Veja aqui.
Através da sua página no Facebook, a Revista Claudia comprometeu-se, ainda, a abordar novamente o assunto da alimentação vegetariana na sua edição de abril. A SVB colocou-se à disposição para ajudar a fornecer esclarecimentos e informações mais precisas sobre a viabilidade e benefícios de saúde da adoção de uma dieta vegetariana ou vegana.
Segundo o Conselho Regional de Nutrição - 3ª região (CRN3) em seu parecer sobre vegetarianismo, uma dieta vegetariana pode ser prescrita e seguida por crianças, por ser segura e fornecer os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento.
Outras informações sobre nutrição vegetariana para adultos podem ser encontradas no parecer oficial da Sociedade Vegetariana Brasileira intitulado “Guia Alimentar para dietas Vegetarianas para adultos”, com mais de 180 referências científicas, que pode ser obtido gratuitamente no site da Sociedade Vegetariana Brasileira (veja aqui).