Vegfest 2013 contou com mais de 1.500 participantes e foi tido por muitos como "o melhor desde 2006"
-
Publicado: 30 Julho 2013
Evento reuniu participantes de mais de 120 cidades, durante as suas 90 horas de programação. O próximo evento será em Recife em 2015
Foto: Felipe Di Pietro
ASSISTA AO VIDEO: http://youtu.be/O4H9Aq7JYWs
"O melhor e mais bem organizado dos quatro congressos vegetarianos brasileiros!", disse um dos congressistas do Vegfest 2013. E ele não foi o único - dezenas de participantes do evento procuraram a equipe para parabenizar e elogiar a programação, a organização, o local e todas as atrações. Curitiba abrigou mais de 90 horas de programação em diversas salas, tendas e palco, trazendo alguns dos maiores nomes do vegetarianismo, nutrição, ativismo e gastronomia veg.
Reitor da UFPR, Prof. Zaki Akel, na mesa de abertura do Vegfest junto a Ricardo Laurino, Marly Winckler e Alexander Biondo. (Foto: Felipe Di Pietro)
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Prof. Zaki Akel, fez questão de participar da abertura do evento no dia 25 de setembro, enfatizando sua opinião sobre os benefícios do vegetarianismo e anunciando que implementaria pratos vegetarianos estritos no cardápio dos Restaurantes Universitários todos os dias (no primeiro dia do Vegfest o cardápio da UFPR inteira foi vegano - mais de 8.000 refeições). O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna, Alexander Biondo, esteve também presente na abertura do evento.
Tânia Alves, Ellen Jabour e Iara Maggioni, na mesa redonda "Vegetarianismo e Formadores de Opinião". (Foto: Felipe Di Pietro)
DIÁLOGOS
Entre as palestras, o primeiro dia contou com uma maratona de empreendedorismo, trazendo experiências de empresas veganas como a Feito Brasil, Quebracabeça Veg, Maoz e Surya Brasil. Também participou, por videoconferência, o presidente da Sociedade Vegetariana Alemã, Sebastian Zösch. Enquanto isso, o auditório principal recebeu uma das sessões de maior destaque: Vegetarianismo e Formadores de Opinião, com a participação de Tânia Alves, Ellen Jabour e Iara Maggioni.
Cíntia Frattini, Ricardo Laurino e Fábio Chaves, na plenária "Ativismo Animalista". (Foto: Felipe Di Pietro)
Ao final de cada dia, o evento que estava espalhado por várias salas e tendas da UFPR Agrárias se reunia na sessão plenária, lotando o auditório principal da universidade. Em cada um dos dias, foi tratado de um dos três pilares do vegetarianismo: saúde, ética e meio ambiente. Posteriormente, no Mercado Municipal, reuniram-se numa instigante plenária sobre ativismo o infoativista Fábio Chaves, a fundadora de um santuário de animais Cíntia Frattini, e o coordenador do grupo SVB Curitiba, Ricardo Laurino. Nina Rosa Jacob, grande referência do movimento, prestigiou também o Vegfest com uma palestra defendendo a expansão do círculo de compaixão para todos os seres, que emocionou o público.
O Vegfest também contou com palestrantes estrangeiros, que vieram espontaneamente compartilhar suas valiosas experiências de ativismo. Apenas da América Latina, tivemos palestras de Sebastian Canale (Uruguai), Pablo Buompadre (Argentina), Fernando Arroyo (Equador) e Leonora Esquivel (México). Além disso, o ativista e ex-monge Paul Turner esteve presente durante todo o evento contando sobre o programa "Food For Life Global", que congrega milhares de pequenos projetos de alimentação gratuita e vegana em todo o mundo.
Além da maratona de empreendedorismo, o evento contou com uma maratona de ativismo, uma de nutrição e uma maratona médica.
AÇÃO
Na Maratona de Ativismo o público teve a oportunidade de conhecer projetos e grupos que estão fazendo a diferença pelo vegetarianismo e veganismo, incluindo o movimento Não Mate, o projeto Veganize! e as ONGs latinoamericanas Terranimal e AnimaNaturalis. Houve ainda uma tarde inteira de oficina de ativismo com o grupo curitibano abolicionista ONCA.
A Maratona de Nutrição, uma das mais lotadas, contou com cinco nutricionistas reconhecidas no campo da alimentação vegetariana (Astrid Pfeiffer, Thaisa Navolar, Ana Ceregatti, Paula Gandin e Silvana Portugal), além de uma médica nutróloga (Luiza Savietto) e o fisiculturista e ativista vegano Paru Vitu. A maratona colocou os "pingos nos is" a respeito de nutrientes, suplementação e atividade física para veganos, mostrando como se manter saudável e como é possível ter qualquer tipo de atividade física de alta performance com uma dieta estritamente vegetariana.
No fim de semana, que foi no Mercado Municipal de Curitiba (e não mais na UFPR) e totalmente aberto aos visitantes, uma Maratona Médica encerrou com chave de ouro a etapa "direcionada ao grande público" do evento, visando educar a população a respeito da viabilidade e benefícios de saúde de uma alimentação vegetariana.
Demonstrações culinárias no Mercado Municipal de Curitiba durante o Vegfest 2013. (Foto: Felipe Di Pietro)
Outro ponto alto do evento foram as demonstrações culinárias. Com a presença de cerca de 20 renomados chefs vegetarianos brasileiros, a UFPR sediou uma série de demonstrações crudívoras, enquanto que no Mercado Municipal predominaram preparações cozidas ou assadas. "Todas as preparações foram absolutamente deliciosas. A que mais gostei foi a feijoada vegana, no Mercado Municipal - a melhor feijoada que já comi na minha vida", disse Analice Souza, ativista vegetariana de Recife/PE.
A programação do Vegfest 2013 foi tão boa que tinha gente reclamando de certas sessões que ocorriam simultaneamente em salas diferentes. "Está impossível de escolher - não quero perder de jeito nenhum as palestras de empreendedorismo, mas ao mesmo tempo tem a programação do auditório principal com as formadoras de opinião… tá fogo!", desabafou Daíse Ferreira de Andrade, que veio de Belém/PA especialmente para participar do evento.
DIVERSIFICAÇÃO DOS TEMAS
Direitos dos animais nos tribunais, cinema animalista e pandemias zoonóticas (como a gripe aviária) foram temas também abordados no Vegfest.
Vânia Tuglio, Heron Santana e Luciano Santana (todos promotores de justiça) foram alguns dos que deram um enfoque jurídico à temática, discutindo elementos da legislação e da jurisprudência em prol dos direitos dos animais.
Na esfera do cinema animalista, falou-se sobre a 4ª edição da Mostra Internacional de Cinema pelos Animais, que a SVB promoverá no final de 2013, e o cineasta Quico Meirelles (filho do consagrado Fernando Meirelles) falou sobre o seu filme "A Galinha que Burlou o Sistema".
Os esclarecimentos sobre a relação entre a criação industrial de animais e as grandes doenças infecciosas do século 21 ficaram por conta do médico veterinário Wilson Grassi, que alertou que a humanidade pode estar na iminência de enfrentar um vírus catastrófico com alta letalidade e ao mesmo tempo alta transmissibilidade - a não ser que mudemos drasticamente nossa forma de interagir com os outros animais.
A política formal, enquanto ferramenta de promoção da alimentação vegetariana, foi tema das palestras do Deputado Estadual Feliciano Filho (PEN/SP) e do ativista socioambiental Pedro Piccolo Contesini, que contaram suas experiências inserindo o tema do vegetarianismo nas pautas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e da Rede Sustentabilidade, partido político ora em formação.
Osmar Barutti em apresentação no Mercado Municipal de Curitiba, durante o Vegfest. (Foto: Felipe Di Pietro)
CULTURA VEGETARIANA
No Mercado Municipal, como um atrativo a mais para o público não vegetariano se aproximar do evento, o Vegfest contou com apresentações culturais que fizeram o gosto da plateia. O maestro e pianista vegetariano Osmar Barutti, que integra também o sexteto do Jô, fez uma apresentação emocionante, ao lado de apresentações de contação de histórias, dança do ventre, teatro e stand-up comedy. Para finalizar a programação cultural, o grupo de percussão vegano (apenas com tambores veganos, sem peles animais) Djembe Fola fez uma vibrante apresentação de ritmos africanos.
Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou do evento e anunciou planos de implantar merenda vegetariana na cidade. (Foto: Felipe Di Pietro)
POLÍTICA
Para fechar o evento com uma grande alegria, a etapa do Mercado Municipal contou com a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, do secretário de abastecimento da cidade, Aldo Fernando Klein Nunes, e de representante direta da Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (que mandou uma mensagem pessoal de incentivo ao vegetarianismo). Fruet anunciou que a Prefeitura de Curitiba trabalhará desde já para implementar na capital um programa de merenda escolar vegetariana em toda a rede pública de ensino - uma medida com potencial de beneficiar centenas de milhares de crianças e um número equivalente de animais, que deixarão de ser confinados e abatidos. Pouco depois, o ex-secretário de educação de São Paulo, Alexandre Schneider, que é também vegetariano, subiu ao palco para contar como foi a experiência de São Paulo implementando merendas vegetarianas estritas.
Apresentação sobre o extenso trabalho da SVB pelo Brasil, através de seus grupos locais.
PRÓXIMA EDIÇÃO SERÁ EM RECIFE
No ano em que a SVB completa 10 anos, o Vegfest não poderia ter sido melhor, mais cheio de conteúdo de primeira qualidade, nem mais cheio de uma atmosfera construtiva, positiva e de união em prol de um mundo cada vez mais vegetariano. "Estamos com a sensação de dever cumprido. Todos os congressistas voltam para casa com a sensação de aprendizado, união e motivação em prol da causa vegetariana. O evento foi recompensador para todos, desde os expositores e patrocinadores até os ativistas. E, além disso tudo, deixamos um legado muito importante para Curitiba, com compromissos de implantação de alimentação vegetariana na UFPR e na rede municipal de ensino", resumiu Ricardo Laurino, coordenador do grupo SVB Curitiba e coordenador-geral do Vegfest.
Se você perdeu este Vegfest, ou se estava lá e justamente por isso ficou com gostinho de "quero mais", já comece a se organizar para o Vegfest 2015, que será em Recife. Bárbara Bastos, coordenadora do grupo Recife da SVB, anunciou o evento junto à presidente nacional da entidade Marly Winckler, na sessão de encerramento do Vegfest. "A responsabilidade é muito grande depois de um evento maravilhoso como esse, mas trabalharemos duro para fazer com que o Vegfest 2015 em Recife seja tão bom quanto ou ainda melhor!".
Veja o álbum de fotos completo.