-
Publicado: 12 Fevereiro 2022
Kits com arroz e feijão foram distribuídos em ação da SVB na Paulista
Combinação clássica da refeição brasileira oferece muitos nutrientes e versatilidade.
Para exaltar os benefícios da leguminosa mais presente no prato do brasileiro e celebrar o Dia Mundial do Feijão, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) distribui na quinta-feira, 10 de fevereiro, kits com arroz e feijão na Avenida Paulista.
A ação em São Paulo teve a entrega simbólica dos alimentos e permitiu que a população conhecesse mais sobre a versatilidade da clássica combinação oferecida pelo reino vegetal. Por meio de um QR Code, as pessoas tiveram acesso ao site que mostra a variedade de feijões existentes, ensina a montagem de um prato perfeito, além de oferecer receitas com feijão e combinações entre cereais e leguminosas.
“O tão tradicional prato brasileiro de todo dia garante tudo que precisamos de proteínas sem precisar da proteína animal”, comenta a diretora-executiva da SVB, Mônica Buava.
Muitas pessoas não têm o conhecimento de que não é preciso da carne ou do ovo para ter proteína no prato. A combinação de arroz com feijão fornece todos os aminoácidos essenciais que precisamos e uma quantidade adequada de proteína além de carboidrato, essencial fonte de energia, fibras que atuam na saúde do intestino e diversos minerais e vitaminas como o ferro, por exemplo.
“Além de serem fontes de proteínas, os feijões, da família das leguminosas, têm fibras, carboidratos complexos, vitaminas e minerais. Dentro de uma alimentação balanceada, contribuem para a redução do risco de doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer”, explica a nutricionista e diretora de campanhas da SVB, Alessandra Luglio.
Os feijões têm valor mais acessível que a carne, são fáceis de encontrar em todas regiões do país e permitem um armazenamento simples e por um longo período. A variedade da leguminosa é outro atrativo, pois no Brasil encontra-se feijão preto, branco, fradinho, carioca, entre outros. O uso diário deles pode estar tanto no prato quente, com o arroz, quanto em hambúrgueres, saladas e até receitas doces, como brownies.
Para estimular o uso desta e de outras leguminosas – lentilha, grão de bico, ervilha e soja são alguns exemplos – a SVB possui o Programa de Incentivo à Proteína Vegetal (PROVE). O programa valoriza os aspectos econômicos, sociais e culturais do alimento, através de projetos de educação alimentar e nutricional, com objetivo de retomar o protagonismo das leguminosas no prato do brasileiro.
SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e
trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.
Para maiores informações e entrevistas:
Valle da Mídia Assessoria de Imprensa Christian - (11) 99904-6632
Rodrigo - (11) 98415-5507 valledamidia@valledamidia.com.br