-
Publicado: 13 Abril 2021
Certificação da SVB foi concedida a produtos das categorias de alimentos e higiene pessoal das marcas Carrefour, Nova Era, Brio Distribuidora, Paviloche, Quero Quero e Axigram.
O programa Selo Vegano acaba de incluir novos produtos certificados em seu portfólio. No mês de março, as marcas Carrefour (snacks e alimentos congelados), Nova Era (desodorante), Brio Distribuidora (loção hidratante), Paviloche (picolés), Quero Quero (vegetais em conserva) e Axigram (protetor solar), receberam a autorização para utilizar o selo nas embalagens. Criado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o selo tem como objetivo fortalecer o mercado vegano, facilitando a identificação dos produtos e contribuindo com a redução da demanda por produtos de origem animal através da avaliação do processo de fabricação de cada produto. Ao longo dos processos de certificação, a cadeia de fornecimento é criteriosamente avaliada, contribuindo também para educar as indústrias a respeito do veganismo.
O processo funciona da seguinte forma: o interessado precisa enviar os nomes dos produtos e as respectivas composições para o e-mail selo@svb.org.br para que seja verificado a possibilidade de certificação e então, um orçamento é elaborado. Na sequência são solicitadas informações e alguns documentos, que passam por uma avaliação que costuma durar entre 30 e 90 dias. Após a análise completa, caso o produto seja aprovado, a utilização do Selo Vegano SVB nas embalagens para comercialização do produto estará autorizada mediante à aprovação do layout de embalagem pela área técnica da organização, seguida da elaboração de contrato legal entre as partes interessadas.
“É importante lembrar que a presença não intencional de resíduos (“traços”) na composição não representa nenhuma violação da escolha do público vegano, seja de ordem ética, ambiental ou pessoal. Portanto, a contaminação cruzada não é um impeditivo para que o produto obtenha a certificação, pois intencionalmente não há nenhum ingrediente de origem animal adicionado à composição, não houve demanda animal para a fabricação do produto”, esclarece Maria Eduarda Lemos, Gerente de Certificação da SVB.
Para ser aprovado, um produto precisa ser livre de ingredientes de origem animal e também livre de testes em animais, tanto no produto final quanto na sua cadeia de fornecimento. No total, mais de 600 fabricantes já foram auditados, mais de 160 empresas e 4,5 mil ingredientes analisados que resultaram em 2,8 mil produtos certificados.
E não são apenas produtos alimentícios que podem receber o Selo Vegano, outras categorias também podem fazer parte da lista de empresas preocupadas em promover um mundo mais justo e equilibrado para as próximas gerações.
SELO VEGANO
O Selo Vegano, criado em 2013 pela SVB, é um programa de certificação confiável que concede à produtos de diversos segmentos (alimentos, cosméticos, higiene, limpeza e calçados) um selo reconhecido nacionalmente. O certificado é concedido a cada produto individualmente e não se refere à marca ou à empresa, permitindo que qualquer indústria solicite o selo. Para mais informações, basta acessar o site https://www.selovegano.com.br/ ou a página oficial do programa no Intagram https://www.instagram.com/selovegano/
SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.