donate-home.png

foto noticia belaA apresentadora de TV e chef de cozinha foi conferir de perto a horta cultivada no local e aproveitou para preparar algumas receitas saudáveis.

O Projeto Cardápio Escolar Sustentável acaba de chegar à Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, localizada na capital Paulista. Na primeira quinzena de fevereiro, a unidade recebeu a visita da diretoria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), de funcionários da Coordenadoria de Alimentação Escolar Municipal, além da chef de cozinha e apresentadora, Bela Gil. A equipe foi conferir de perto a horta que é mantida pela comunidade escolar no local e também as receitas do novo cardápio, que conta com o apoio da Bela Gil.

“É muito bom e muito ver uma escola oferecendo comida de verdade. É um projeto muito lindo e eu agradeço a SVB por pensar na saúde das crianças, no meio ambiente e no direito dos animais. É um conjunto muito maravilhoso e eu como testemunha desse projeto lindo e incrível. Fiz várias receitas que estão sendo implantadas nas escolas e eu fico muito feliz pelas crianças e por todos. Parabéns e muito obrigado!”, disse Bela Gil.

 

Cardápio Escolar Sustentável

As receitas são desenvolvidas especialmente para serem replicadas na alimentação escolar do município. A implantação do projeto começou em 2018 e contou com a realização de oficinas para 160 cozinheiras de Centros de Educação Infantil (CEIs) parceiros das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). As novidades passaram a ser incluídas progressivamente no cardápio das escolas a partir de fevereiro de 2019. Para este ano, a expectativa é que mais quatro mil cozinheiras sejam treinadas pelo programa, a partir de março.

Foram introduzidos alimentos integrais, além de ampliadas variedade e quantidade de frutas, legumes e verduras frescos na alimentação dos alunos. Por outro lado, foram realizadas restrições a alimentos ricos em sódio, gorduras totais, saturadas e trans.

“O objetivo do Cardápio Escolar Sustentável é ampliar a oferta de leguminosas como prato principal das refeições. Leguminosas como grão de bico, feijão preto e lentilha foram incluídas em receitas inovadoras e saborosas assinadas pela Bela Gil, dobrando a oferta de proteína vegetal em substituição à animal”, explica Mônica Buava, coordenadora de campanhas da SVB. As receitas estão gratuitamente disponíveis para quem quiser aprender no link http://mkt.svb.org.br/cardapio-escolar-sustentavel.

O projeto chega para se somar às políticas municipais de ampliação da aquisição de alimentos orgânicos e oriundos da agricultura familiar, promovendo a alimentação saudável, apoiando pequenos produtores e preserva o meio ambiente. “A implantação de um projeto como esse dá à alimentação escolar mais qualidade, variedade e sustentabilidade ambiental, possibilitando uma série de aprendizagens aos bebês, crianças, jovens e adultos matriculados na Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo”, observa Josselia Fontoura, Coordenadora Geral de Alimentação Escolar SME/ CODAE.

 

 

SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.

 

Receba as novidades!

Receitas

Midia

Youtube SVB

Scroll to top