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Publicado: 11 Dezembro 2019
Evento realizado na sede da organização contou com público de vários estados; programa completa dez anos e já ofereceu 327 milhões de refeições em parceria com o poder público.
A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) concluiu a capacitação de mais de 20 porta-vozes, que já começaram a trabalhar na ampliação do Segunda Sem Carne (SSC). O evento foi realizado na sede da SVB, das 10h às 17h, no último dia 23 de novembro. A programação foi dividida em três etapas: linha do tempo com um histórico da campanha, abordando vitórias e conquistas ao longo dos anos; estratégias e ferramentas para se aproximar dos tomadores de decisões; e um workshop de oratória, pois uma comunicação efetiva é fundamental para o sucesso da campanha.
Treinamento e expansão
Mônica Buava, gerente de campanhas da SVB desde 2010 e responsável pela capacitação, afirma que, ao longo da última década, as conquistas do programa ficaram concentradas em São Paulo e marcadas por parcerias com grandes empresas e órgãos públicas municipais e estaduais. “Precisamos expandir a campanha para outros lugares, e o primeiro passo é termos porta-vozes capacitados para isso”, observa. O encontro também contou com o apoio de Sullivan Sena, especializada em coaching, além da presença de participantes dos estados de Santa Catarina, Ceará, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
"Participar da capacitação foi muito importante para entender diferentes formas de incentivar a redução do consumo de carne nas compras públicas. Levaremos os aprendizados para nossas atividades, inclusive em outros países. Agradeço imensamente à SVB pela oportunidade", diz Carolina Galvani, Diretora Presidente da Sinergia Animal Internacional.
Saúde e Sustentabilidade
A Segunda Sem Carne surgiu em 2003, nos Estados Unidos, e hoje já está presente em mais de 40 países. No entanto, é no Brasil que ela tem gerado mais impacto. A campanha brasileira é considerada a maior do mundo e contempla mais de 100 municípios, com o apoio de instituições públicas e grandes empresas, beneficiando mais de três milhões de pessoas em todo o Brasil.
Além de favorecer a saúde, o SSC também reduz o impacto ambiental no planeta. De acordo com dados da SVB, apenas um dia sem consumir produtos de origem animal pode economizar 3,4 mil litros de água usados no cultivo de grãos e nos abatedouros, sete quilos de soja para ração, 24 metros quadrados de área plantada a evita que 14 quilos de gases tóxicos sejam lançados na atmosfera.
SOBRE A SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os nossos perfis no Instagram, Facebook e Youtube.