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Campanha brasileira é considerada a maior do mundo e atinge mais de 100 municípios, com o apoio de instituições públicas e grandes empresas, beneficiando mais de três milhões de pessoas em todo o Brasil.

O movimento Segunda Sem Carne, iniciativa lançada em 2009 pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), atingiu a marca recorde de 67 milhões de refeições à base de vegetais só no ano 2018. O objetivo do trabalho é incentivar a substituição da proteína animal pela vegetal, uma vez por semana, proporcionando benefícios para a saúde das pessoas, meio ambiente e animais. 

Os resultados do projeto somente foram possíveis graças à parcerias importantes com instituições públicas formadas pela rede de restaurantes populares Bom Prato, por escolas estaduais e municipais de São Paulo. Monica Buava, gerente de campanhas da SVB, lembra que a substituição da proteína animal pela vegetal será cada vez mais frequente. “É o que acreditamos e promovemos em benefício da saúde das pessoas, do meio ambiente e dos animais. É um caminho sem volta”, avalia.

Novas parcerias

O segundo semestre de 2018 ficou marcado por duas grandes parcerias com instituições públicas e privadas. A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento de São Paulo (SMADS) anunciou, em agosto (veja aqui como foi), a adesão ao projeto Segunda Sem Carne por meio de seus mais de 1,2 mil estabelecimentos. Neste caso, o projeto será implementado inicialmente por meio de um projeto piloto em 60 centros e depois ampliado aos demais serviços. O trabalho é seguido de três etapas: (1) Workshop de treinamento, (2) Visita in loco e (3) acompanhamento. Depois de concluído, a expectativa é que mais de 220 mil pessoas sejam atendidas, por meio de 11,5 milhões de refeições anualmente.

Já no setor privado, a novidade foi a adesão da empresa de cosméticos Natura. A iniciativa, anunciada em novembro (relembre aqui), foi a primeira do País em empresas de grande porte e deverá beneficiar mais de 4,5 mil colaboradores que atuam nas unidades de São Paulo e do Pará. Com a participação no projeto, a Natura ajudará a preservar anualmente cerca de 500 hectares de vegetação (o equivalente a dois Parques Ibirapuera, em São Paulo) e a economizar cinco milhões de litros de água (40 mil banhos, de 15 minutos). A iniciativa também deverá evitar o consumo de 1,5 milhão de quilos de soja, para produção de ração animal, e reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 1,5 milhão de quilos — o mesmo que retirar de circulação 330 mil carros ao longo de um ano. “Entendemos que todos precisamos fazer a nossa parte, dia a dia, para gerar impacto positivo a partir de escolhas mais conscientes”, analisa o diretor de Remuneração e Benefícios da Natura, Marcos Milazzo.

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Segunda Sem Carne - Jacareí - SP

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