-
Publicado: 19 Novembro 2018
Opções sem ingredientes de origem animal são novidade para atender melhor o público crescente de veganos e vegetarianos, que já chega a 30 milhões no país.
Um projeto idealizado entre a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a startup Rede Consciente (@redeconsciente) e a Associação Pizzarias Unidas do Brasil busca reunir de novo amigos e famílias diversas em torno da comida mais popular do Brasil.
São dezenas de pizzarias que pertencem à maior associação do setor no Brasil (Pizzarias Unidas) e mais de 30 unidades que a partir de agora passam a incluir opções veganas em seu cardápio. Segundo André Cotta, Presidente da associação, a principal forma de respeitar a opção de alimentação de cada um é oferecendo produtos de qualidade para todos. “Veganos, pessoas com algum grau de intolerância a lactose e simpatizantes são muito bem vindo nas pizzarias, e vamos trabalhar para que cada dia mais casas incluam alimentação sem ingredientes de origem animal no cardápio”.
A inclusão dessas opções no cardápio foi puxada pela Rede Consciente, foodtech que apoia restaurantes e empresas de food service a conhecerem e adotarem ingredientes de fácil utilização como creme tipo requeijão de inhame, mussarela de castanha de caju e calabresa à base de proteína vegetal. “Percebemos, como veganos, que a maioria dos restaurantes queria atender bem seu público, que está se transformando, mas não sabia como, nem onde encontrar os ingredientes - e a cadeia de intermediários do fornecedor ao varejo encarecia muito o produto. A Rede Consciente procura contribuir nesses desafios, fazendo a conexão direta entre o fornecedor e o restaurante e transferindo o conhecimento deste novo mercado que cresce 40% ao ano”, explica Carol Costa, co-fundadora da Rede Consciente.
O lançamento oficial do “Pizza é para todos” acontecerá online no dia 7 de novembro no Instagram da @sociedadevegetariana, com o apoio do programa Opção Vegana, da Sociedade Vegetariana Brasileira. As pizzarias que se engajaram no projeto levarão até as casas das pessoas diversas opções, entre elas a Pizza de Calabresa vegana, carro chefe do evento. Combinando molho de tomate, queijo vegano, calabresa vegana e cebola opcional, a pizza agrada o paladar de todos, independente das escolhas alimentares.
Agora, será possível pedir pizza vegana em diferentes regiões de São Paulo, ABC, Mauá, Osasco, Peruíbe, Salto, Sumaré, Taboão da Serra e até Varginha, em Minas Gerais.
Lista de pizzarias participantes: https://redeconsciente.eco.br/
Sobre as partes:
Rede Consciente: A Rede Consciente é uma empresa do ramo de foodtech, que auxilia restaurantes a aumentarem vendas atendendo melhor o público vegano, vegetariano e intolerantes por meio da conexão direta com fornecedores desse tipo de ingredientes e produtos e transferindo conhecimento sobre esse mercado que cresce 40% ao ano.
Sociedade Vegetariana Brasileira: Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) promove o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo político, a SVB realiza a conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo, e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.
Pizzarias Unidas: A Associação Pizzarias Unidas do Brasil existe há mais de quinze anos e tem como objetivo representar o setor de forma organizada, além de capacitar o empresário e colaboradores do segmento.