-
Publicado: 21 Dezembro 2015
Considerado por muitos um dos melhores documentários da causa animal e vegetariana, Peaceable Kingdom O Despertar (2009) passou recentemente a ser distribuído gratuitamente no Brasil pela SVB. O filme (originalmente chamado Peaceable Kingdom The Journey Home), que agora oferece ao público brasileiro informações e sensibilização a respeito da personalidade fascinante dos animais, conta a história de um santuário de animais resgatados do abate e de expecuaristas que se tornaram ativistas veganos.
"Administrar a fazenda pagava bem, era desafiador, e era a tradição da minha família. Mas a minha consciência me disse que eu precisava me posicionar contra essa mesma indústria. Existem coisas demais que a indústria da carne esconde do público", diz, em uma das cenas, o expecuarista Howard Lyman, que chegou a ser presidente da International Vegetarian Union (IVU) posteriormente.
Em outra cena marcante, o fazendeiro de quinta geração Harold Brown descreve sua transformação quando uma vaca chamada Snickers correu em sua direção e encostou a cabeça no seu peito. Brown conta que, naquele momento, é como se Snickers tivesse apertado um botão no seu peito que reativou a compaixão que ele havia desligado quando jovem.
O documentário traz ainda muitas outras cenas emocionantes e que convidam à reflexão a respeito da forma com que nos relacionamos com os animais ditos "de produção" muitas cenas bonitas, mas algumas cenas chocantes também.
Peaceable Kingdom é uma realização da produtora Tribe of Heart, que também fez outros documentários em torno da temática animalista como o filme The Witness (A Testemunha) que conta a história de um empresário novaiorquino que desperta para o massacre aos animais que nós provocamos todos os dias e começa a mudar seus hábitos e dedicarse a conscientizar as pessoas ao seu redor.
O filme ainda não está disponível online, motivo pelo qual a SVB distribui o DVD gratuitamente a filiados da SVB, em eventos direcionados, e a outros públicos estratégicos e interessados. Os fundadores da Tribe of Heart, Jenny Stein e James LaVeck, contudo, afirmam que têm planos de tornar o filme totalmente disponível para ser assistido pela internet num futuro próximo.
Tem interesse no DVD? Peça o seu gratuitamente AQUI