-
Publicado: 18 Fevereiro 2014
Ingredientes
Para a massa:
250 g de farinha de trigo integral
250 g de semolina
250 ml de água
Para o recheio:
200 g de espinafre já refogado
200 g de tofu amassado
1 colher (sopa) de alho triturado
Cheiro-verde a gosto
Azeite
Sal a gosto
Molho de sua preferência
Preparo:
Massa:
Junte as farinhas e adicione a água aos poucos, mexendo para ir incorporando a água até que a massa seja uma bola única e macia. Se tiver o cilindro de massas passe-a pelo cilindro. Isto ajuda a finalizar a massa com mais padrão, mas se você não tiver, não tem nenhum problema, abra a massa no rolo, como as antigas “mamas italianas” faziam. Abra a massa para o corte que você desejar e pronto. Se quiser manter a massa seca, como por exemplo, um talharim, é só colocar para secar, mas você já pode colocar esta massa para cozinhar em seguida. Para cozinhar o procedimento é bem fácil. Coloque mais ou menos um litro de água para cada 200 gramas de massa, junte um fio de azeite e sal a gosto. Coloque a massa e fique atento, pois essa massa artesanal cozinha muito mais rapidamente que a industrializada.
Recheio:
Doure o alho no azeite e junte o espinafre já refogado e picado. Misture. Coloque o tofu amassado nesta mistura e mexa vigorosamente. Salgue a seu gosto e junte o cheiro-verde. Deixe descansando.
Montagem:
Coloque uma panela funda e larga com água e um fio de óleo para ferver tampada. Ao lado coloque um escorredor de massa com proteção por baixo para receber os raviólis cozidos. Abra a massa bem fina e escolha o formato que deseja trabalhar. Se escolher fazer raviólis redondos, corte com um molde. Se escolher fazer quadrados, corte com a faca. Recheie generosamente sua massa e feche com bastante cuidado para que não abra durante o cozimento. Leve os raviólis para o cozimento aos poucos. Coloque cada “pastelzinho” na panela e espere que eles subam do fundo. Nem todos chegarão à superfície, isto depende muito da quantidade de ar que eles tenham. Retire e escorra. Monte nos pratos e sirva com o molho da sua preferência.
Fonte: Receita e foto do Bambu Chuveroso