-
Publicado: 12 Mai 2014
Após mais de um mês de campanha e tendo recolhido mais de 50 mil assinaturas, SVB agora conta com o apoio de celebridades como Thaila Ayala, Ellen Jabour, Fiorella Mattheis, Dani Moreno e Caco Ricci, e entregará petição que exige o fim da matança dos jumentos ao Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Norte no dia 16 de maio. Paralelamente, SVB acionou Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a fim de aumentar a pressão sobre o MP/RN no sentido de suspender imediatamente a errada decisão de abater os animais abandonados.
Visando retirar os jumentos da beira das estradas, um promotor do MP/RN propôs em março o abate dos equídeos, chegando a propor a utilização da carne para alimentar presidiários e a promover almoços de degustação com a carne destes animais. Circula na internet um vídeo de abate de um jumento a marretadas em meio a gargalhadas de crianças, que fontes locais afirmam que foi um dos jumentos utilizados na primeira degustação organizada pelo promotor. Veja mais sobre o caso.
Uma comitiva da SVB será recebida pelo Procurador-Geral de Justiça no dia 16 de maio, na sede do MP/RN, em Natal. Na ocasião, serão entregues as mais de 40 mil assinaturas, reivindicando a suspensão imediata da iniciativa.
Porém, o próprio Procurador-Geral de Justiça já declarou reiteradamente que é a favor do abate dos jumentos. Veja abaixo um ofício enviado por ele à ONG francesa One Voice, em que ele diz que "apoia a iniciativa de tornar a comercialização da carne de jumento para consumo humano uma atividade economicamente viável".
Para assegurar a mobilização dos representantes do MP/RN, a SVB acionou paralelamente a Corregedoria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), instância superior do Ministério Público e que deve repreender a atitude - que vai contra as atribuições do poder público e da própria instituição, que incluem a proteção aos animais.
A SVB entende que esta forma de retirar os jumentos das estradas é cruel e inaceitável e contribui para o fortalecimento de uma cultura cada vez mais ultrapassada de exploração dos animais para atender a interesses e caprichos dos seres humanos. Da mesma forma que com cães e gatos de rua, há formas éticas de dar uma destinação a estes animais, que já sofreram tanto como animais de carga e depois foram abandonados à própria sorte.
A SVB espera que, com a pressão e constrangimento ao MP/RN, a instituição reveja e suspenda a sua lamentável iniciativa de exterminar estes animais.
Se você ainda não assinou, assine agora a petição.