No dia 20 de março de 2014, mais de 20 restaurantes pelo Brasil ofereceram 20% de desconto em seus pratos vegetarianos em comemoração ao Dia Mundial Sem Carne
O Dia Mundial Sem Carne (20 de março), que surgiu em 1985 nos Estados Unidos com ONG FARM, já é uma data consagrada no calendário do movimento vegetariano. No mundo inteiro, grupos fazem ações de concientização sobre os impactos que o consumo de carne traz e os diversos benefícios de uma alimentação baseada em frutas, verduras, grãos e legumes.
Já não é novidade que as pessoas estão buscando alimentar-se de maneira melhor. Não só a preocupação com o organismo, mas também com o planeta e o mundo em que vivemos é um dos assuntos mais discutidos na atualidade. E claro que parte dessa reflexão recai sobre os hábitos alimentares. Por isso, a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira fez uma ação conjunta com mais de 20 restaurantes por todo Brasil com o intuito de incentivar o maior número de pessoas a deixar a carne e derivados de fora do prato. Como estímulo, os restaurantes participantes ofereceram pelo menos 20% de desconto para todos os clientes. Alguns relataram que chegaram a ter o dobro de clientes neste dia.
É comprovado que uma alimentação sem carne pode trazer benefícios para a saúde, como diminuição do colesterol, diabetes, obesidade, câncer e doenças cardíacas. Além disso, priorizar alimentos de origem vegetal preserva fontes de recursos como a água e evita o desmatamento e o efeito estufa. Para se ter uma ideia, a cada quilo de carne produzido, empregam-se cerca de 15 mil litros de água doce limpa e 44 metros quadrados de floresta são desmatados..
Por fim, há ainda um benefício importante em diminuir o consumo de carne, que são os animais. Afinal de contas, a forma como muitos destes animais são capturados, reproduzidos, alimentados, vivem e morrem é cruel. De acordo com a ONU, cerca de 70 bilhões de animais terrestres são mortos todos os anos com a justificativa de servirem de alimento para o homem. Uma alimentação sem ingredientes de origem animal é ética, saudável e sustentável.
Exibição de filme e debate em Recife
Na Livraria Cultura do Recife Antigo houve, na data, um cine-debate do filme Peaceable Kingdom. O longa conta histórias de fazendeiros que cresceram sob a influência da cultura agrícola de criação de animais para consumo e passaram a questionar as premissas básicas desse modo de vida, tornando-se protetores dos animais. Na ocasião, foi servido lanche vegano da Dhuzati – Cozinhas do Mundo. (saiba mais).
Distribuição de feijoada vegana em São Paulo
Além de desconto em 10 restaurantes, a cidade de São Paulo contou com a tradicional distribuição de comida vegana. Os transeuntes que estiveram no final da tarde na Av. Paulista (MASP) puderam degustar uma saborosa feijoada vegana (
veja fotos).
Veja os restaurantes participantes:
- São Paulo/SP
- Brasília/DF
- Rio de Janeiro/RJ
- Recife/PE
- Belo Horizonte/MG
- Salvador/BA
- Florianópolis/SC
- Maringá/PR
- Curitiba/PR
- Ilhabela/SP